Sistema de Administração Momentum

Porque a Lei 6766/79 que rege os loteamentos (Lei nº 6.766/79) não prevê a realização de assembleias. Os loteamentos são formados por centenas ou milhares de lotes. É diferente dos condomínios, geralmente muito menores e cuja lei de regência (Lei nº 4591/64) prevê a realização de assembleias. Por isso, as obras que podem ser realizadas pelo Fundo de Melhoramentos, bem como o critério de rateio, de cobrança e de prestação de contas estão previamente definidos no Regulamento do Loteamento.  

Esta resposta foi útil?

As regras de convivência e as obrigações da Momentum estão descritas nos Regulamentos: (i) Regulamento Geral; (ii) Regulamento para Construções; e (iii) Regulamento sobre Água e Esgoto. Eventuais aperfeiçoamentos necessários são feitos pela administradora com base em opiniões dos proprietários colhidas em enquetes, pelo SAC e pela Ouvidoria.

Esta resposta foi útil?

A Taxa de Conservação (TAC) é o preço pago pelo Adquirente de cada lote para manter o empreendimento sempre bem cuidado.
 
Os recursos arrecadados com a TAC são investidos nos serviços das portarias; conservação de ruas e avenidas; conservação de gramados e jardins; conservação dos prédios de propriedade comum; manutenção de cercas ou muros das divisas; sinalização do sistema viário do loteamento; atendimento dos proprietários, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados; etc.
 
O valor da TAC está previsto no contrato firmado com cada Adquirente, sendo um dos menores do mercado.

Clique aqui para saber mais sobre a Taxa de Conservação e os serviços contemplados por ela.

Esta resposta foi útil?

As regras de reajuste estão previstas no Contrato e no Regulamento Geral do Loteamento, e assim se resumem:
(i) a TAC é reajustada pelo IGP-M (FGV);
(ii) o reajuste ocorre sempre pelo menor período admitido pela lei, que hoje é anual;
(iii) o Reajuste Gradual de Equiparação serve para igualar o valor da TAC de antigos contratos ao valor cobrado de novos Adquirentes;
(iv) o valor da TAC nunca poderá ser superior a 38% do salário mínimo para lotes comuns e 88% para lotes nobres.    

Esta resposta foi útil?

O Fundo de Transporte é formado pela contribuição de todos os Adquirentes de lotes para custear o serviço de Transporte Coletivo Interno.
 
Esse serviço pode ser usado por proprietários, familiares, convidados e prestadores de serviço, sem a cobrança de passagem.
 
A gestão do Fundo de Transporte é feita gratuitamente pela Momentum.

Esta resposta foi útil?

O loteamento foi implantado com o mínimo de infraestrutura permitida pela Lei 6766/79, de forma a permitir a compra do lote com pequeno investimento inicial, prevendo-se a realização de gradativas e constantes obras de melhoramentos, com custeio rateado entre os Adquirentes dos lotes, ao longo dos anos.
 
Para o propósito acima, mediante tomada de preços de pelo menos três concorrentes, periodicamente, são realizados melhoramentos na área do loteamento ou no seu entorno, tais como: pavimentação de novas ruas, recapeamento ou rejuvenescimento do asfalto existente; implantação de muros de divisa; paisagismo; pistas ou faixas para caminhada ou ciclovias; aperfeiçoamento do Sistema de Abastecimento de Água e da Disposição dos Efluentes Sanitários do Loteamento (SAADES); e outras de interesse do loteamento.
 
Neste site você tem à sua disposição o descritivo de todas as obras de melhoramentos, seu andamento e, principalmente, a prestação de contas dos valores investidos e recebidos.

Clique aqui e confira!
 

Esta resposta foi útil?

As obras passíveis de serem custeadas pelo Fundo de Melhoramentos estão estabelecidas no Regulamento do Loteamento e são realizadas em etapas, de acordo com a capacidade de seu custeio. As etapas são definidas com base nas necessidades do loteamento e opiniões dos Adquirentes colhidas em enquetes, pelo SAC e pela Ouvidoria.

Esta resposta foi útil?

O custo estimado das obras a serem realizadas em cada melhoramento é dividido entre todos os Adquirentes, não podendo a parcela inicial exceder o valor correspondente a 20% do Salário Mínimo Federal. 

Quando o Fundo de Melhoramentos toma empréstimo para fazer a obra, as parcelas da contribuição dos adquirentes têm a mesma correção monetária e juros estabelecidos no empréstimo tomado pelo Fundo, para que não haja desequilíbrio entre a arrecadação mensal e o saldo do Fundo de Melhoramentos.
É direito, entretanto, do Adquirente, conforme dispõe o Regulamento, de pagar todas as parcelas à vista e ficar isento dos juros e da correção.

Esta resposta foi útil?

A infraestrutura ideal de um loteamento varia conforme a exigência de seus Adquirentes.
 
É normal os Adquirentes desejarem aperfeiçoamentos constantes, exigindo permanentemente a realização de novos investimentos para atender às suas crescentes exigências e necessidades.

Esta resposta foi útil?

O valor da contribuição é corrigido mensalmente pelo IGP-M, e acrescido dos juros combinados com a instituição financeira que emprestar o recurso para o Fundo de Melhoramentos realizar as obras, não podendo essa contribuição mensal exceder a 20% do salário mínimo.

Esta resposta foi útil?

O valor da Taxa de Administração é 1/12 do valor da Taxa de Conservação de um lote comum, por parcela.
O Adquirente poderá quitar antecipadamente a quantidade de parcelas que desejar, pagando apenas uma Taxa de Administração para todas as parcelas antecipadas no mês.

Esta resposta foi útil?

Não. A lei 6766/76 não exige esses melhoramentos entre as obras mínimas elencadas no item V do art. 18. E é assim desde sua primeira edição em 1979. Essa lei já foi alterada 10 vezes, a última em 2021 e a regra continua a mesma: a legislação federal não exige pavimentação das ruas e nem iluminação pública.

Mas o município pode ser mais exigente e exigir qualquer obra que entenda desejável como condição para aprovação de novo loteamento.

Na época em que o loteamento Ninho Verde II Eco Residence foi aprovado, a legislação municipal não exigia a pavimentação das ruas e nem a iluminação pública.

Por isso o valor que você pagou pelo seu terreno foi tão atraente. Se o custo dessa infraestrutura estivesse embutido no preço do lote, o preço seria muito maior.

Por isso existe a Contribuição para os Melhoramentos, para que as obras de infraestrutura do loteamento sejam realizadas aos poucos e pagas pelos proprietários em pequenas parcelas mensais.

Esta resposta foi útil?

As pessoas também consultam

Voltar

Ainda Não encontrou o que precisa?

Mande sua pergunta para o nosso SAC.

ou se preferir entre em contato pelos
nossos canais de atendimento

Botão voltar flutuante
Entre em contato com o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente para mais esclarecimentos.
(11) 5039-4766
(14) 9 8829-5754
Nosso horário é das 9h às 17h todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Como Proceder?

 
Momentum
Voltar ao topo
A senha informada
não confere
Para recuperar
sua senha, informE
o CPF ou CNPJ.
A senha será enviada para o endereço de e-mail cadastrado.
ou
 
Label informado
não cadastrado
Corrija a informação digitada ou entre em contato
com o SAC do loteamento.
Área do proprietário
Preencha seus dados
ou
Acesso sem cadastro
Área do proprietário
Acesso sem cadastro
 
 
Senha enviada
com sucesso A sua senha foi enviada para o email:
fulano@email.com
Certifique-se de adicionar o e-mail do SAC do seu Empreendimento em sua lista de contatos, caso contrário suas respostas poderão ir para a caixa de Spam.
Caso não utiliza mais este endereço de e-mail, preencha os campos abaixo com os dados do titular do lote para validar e dar sequência à atualização de senha

DATA DE NASCIMENTO

SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto

ENVIE SEUS DADOS E ENTRAREMOS EM CONTATO

 
ou ligue para
(11) 3065-1313

TODOS OS DIAS
DAS 9H ÀS 17H.

quero me
cadastrar
Para cadastrar sua senha e ter acesso a todas as funcionalidades da Área Exclusiva do Proprietário, informe os dados do titular do lote: